A construção do novo viaduto entre os bairros Voldac e Niterói, como parte das obras do Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda, avançou nesta semana com a chegada das primeiras vigas metálicas que servirão de base para a construção da pista de rodagem dos veículos. De acordo com a empreiteira Santa Luzia, responsável pela obra, as vigas estão na parte da obra próxima ao Batalhão de Polícia Militar, e a previsão é que elas comecem a ser instaladas a partir da próxima semana.
Nesta mesma parte da obra as equipes aguardam o aumento da resistência do concreto recém colocado para que seja feito o carregamento da rampa e, posteriormente, a construção da laje. Enquanto isso, no lado oposto (Niterói), as frentes de trabalho atuam na construção das paredes da rampa de acesso.
Além do acesso ao bairro Niterói, o novo viaduto, depois de pronto, vai melhorar também a fluidez para quem deixa ou segue para os bairros Retiro e Voldac, além de a nova construção permitir o aumento da velocidade no cruzamento entre as avenidas Sávio Gama e Nossa Senhora do Amparo.
“São obras grandes que demandam um trabalho complexo, mas que estão avançando e vão servir de legado para a população. Essa parceria com o Governo do Estado está sendo fundamental para melhorarmos a mobilidade, o ir e vir dos moradores de Volta Redonda”, destacou o prefeito Antonio Francisco Neto.
Alça de acesso no viaduto Heitor Leite Franco
O novo viaduto entre os bairros Niterói e Voldac faz parte da série de obras do Plano de Mobilidade Urbana de Volta Redonda, desenvolvido pela prefeitura e que conta com cerca de R$ 140 milhões em investimentos do governo estadual para diversas intervenções. Dentre elas, está a construção da alça de acesso do viaduto Heitor Leite Franco, no bairro Aterrado, que vai contribuir para desafogar o trânsito no bairro.
Segundo a empresa Santa Luzia, também responsável por essa obra, as chapas para a construção das vigas metálicas que sustentarão a pista de rodagem dos veículos devem começar a chegar a partir da próxima semana, para, em seguida, iniciar a confecção das vigas.