A organização da Copa Rio Sul de Futsal puniu, por dois anos, o time de Barra Mansa pela confusão de seus torcedores no domingo (26), quando invadiram a quadra após a derrota por 3 a 1 para o Sapucaia, em casa. Durante esse período, a equipe não poderá mandar nenhum jogo dentro da cidade. Além disso, as partidas do Barra Mansa não poderão ter público.
Em comunicado, a organização da Copa Rio Sul repudiou as cenas de pancadaria vistas em imagens que circulam nas redes sociais e afirmou que ‘essa violência não representa o espírito da Copa Rio Sul de Futsal, que sempre se pautou pelo respeito, pela competição saudável e pelo espírito esportivo”.
Após a vitória dos visitantes por 3 a 1, no Clube Municipal, torcedores do Barra Mansa atiraram objetos na quadra, que depois foi invadida. Houve agressões a jogadores da equipe visitante e aos árbitros. A van que transportou a delegação de Sapucaia também foi alvo de vandalismo no estacionamento. A derrota tirou Barra Mansa do torneio, que é organizado pela TV Rio Sul.
Veja o comunicado da organização na íntegra
“Diante dos fatos descritos na súmula e dos relatos dos árbitros e delegados da partida, além das imagens que mostram o que aconteceu no fim do jogo entre Barra Mansa e Sapucaia no Clube Municipal nesse domingo, fica clara a gravidade da situação e a necessidade de uma punição dura e justa.
Os atletas, os verdadeiros torcedores e a população do Sul do Estado, que encontram no esporte um instrumento de educação e formação de valores, lamentam profundamente os atos de vandalismo praticados por parte da torcida de Barra Mansa.
Em um evento que celebra os trinta anos de história, dedicação e valorização do esporte, é extremamente triste ver cenas como as que ocorreram ontem em quadra e também fora dela.
Essa violência não representa o espírito da Copa Rio Sul, que sempre se pautou pelo respeito, pela competição saudável e pelo espírito esportivo. Ações isoladas como essas não podem e não vão manchar a história do maior campeonato de futsal do interior do Rio de Janeiro.
A organização da Copa Rio Sul de Futsal reafirma o compromisso com a segurança e a integridade de todos os participantes e espectadores e tomará todas as medidas necessárias pra evitar que episódios semelhantes aconteçam novamente. Continuamos contando com a paixão e o apoio de todos, para que, juntos, possamos celebrar o esporte de maneira digna e respeitosa”.