Uma barragem que fica entre as cidades de Cotiporã e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, não suportou o acúmulo de água das chuvas e se rompeu no começo da tarde desta quinta-feira (2). Até o momento, 24 pessoas já morreram em todo o estado.
A barragem em questão é da Usina Hidrelétrica 14 de julho. Uma ordem de evacuação das residências próximas à barragem já foi emitido desde que o risco iminente de colapso havia sido detectado. Eduardo Leite, governador do Estado, disse que o momento é dramático no estado.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) investiga o rompimento. De acordo com a Defesa Civil, as pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas Prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança.
A Secretaria do meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) afirma que monitora, também, as estruturas de outras 13 barragens de usos múltiplos que estão em estado de alerta, cinco delas já em processo de evacuação. (Foto: Redes Sociais)