Um livro contando a história de Volta Redonda, que será distribuído a alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental foi lançado na noite da terça-feira (26) no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, anexo ao Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal. “Volta Redonda: cidade da gente”, foi adquirido pelo governo municipal junto à Didáticos Editora através da Secretaria Municipal de Educação.
O lançamento contou com a presença do prefeito Antonio Francisco Neto, do vice Sebastião Faria, do secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré, e do presidente da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), Caio Teixeira. Durante a cerimônia, a professora Virginia Helena recebeu uma placa de agradecimento por seu trabalho à frente da a Subsecretaria Pedagógica da Educação.
O livro, segundo a editora, traz uma “abordagem cuidadosa sobre a história e o contexto de Volta Redonda”, buscando registrar e compartilhar memórias significativas da cidade, oferecendo aos leitores a oportunidade de conhecer mais sobre sua própria comunidade.
Complementado com entrevistas, o livro foi escrito por sete autores: Bianca Cézar Almeida Barreto, Caroline Campbell da Costa Zancanelli, Klaynne Cibelina dos Santos da Silva de Assis, Roberta Silva Moreira, Rute Prudente de Souza, Vívian Oliveira da Silva e Wemerson Faria. Eles receberam um troféu, que reproduz a capa.
Também foi feita uma homenagem à secretária de Educação Therezinha Gonçalves, a Tetê, que foi quem iniciou o projeto a produção do livro. Ela morreu no exercício do cargo em julho de 2022, aos 61 anos.
Foram adquiridos 10 mil exemplares que já começaram a ser entregues às escolas. “Ao destacar a importância do conhecimento e do afeto pela própria cidade, o livro ajuda a fortalecer o vínculo emocional dos leitores com o lugar onde eles vivem. Quando as crianças compreendem e valorizam a história local, desenvolvem um senso de identidade e pertencimento, o que pode contribuir significativamente para a construção de uma comunidade mais unida e consciente”, avaliou o secretário de Educação, Sérgio Sodré. (Foto: Divulgação / Cris Oliveira)