O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ) determinou a intervenção da linha que liga Barão de Juparanã, em Vassouras, a Barra do Piraí, para garantir a retomada da circulação dos ônibus. Desde o último sábado (16), a linha passou a ser operada pela Viação Progresso, em substituição à Viação Barra do Piraí.
A medida foi tomada após o órgão constatar a má prestação de serviço, além da recomendação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Vassouras atuou em conjunto com o Detro-RJ para que o serviço fosse melhorado e atendesse minimamente às necessidades da população. A decisão tem validade de um ano ou até a realização da licitação do serviço de transporte intermunicipal de passageiros em todo o estado.
“Temos um inquérito civil que acompanha o problema do transporte público em Vassouras desde 2018. O Ministério Público já tinha requisitado ao Detro-RJ que decretasse a intervenção da empresa Barra do Piraí, com base em um relatório do GAP (Grupo de Apoio aos Promotores), que esteve nos locais constatando que os veículos não transitavam nos horários para os quais tinham o contrato de concessão. O Detro-RJ não só atendeu a requisição do Ministério Público, como adotou, após a reunião que realizamos em outubro de 2023, com a presença de um representante da Câmara dos Vereadores, a medida emergencial que vai atender de forma imediata a população residente nos distritos Barão de Juparanã, Barão de Vassouras, Demetrio Ribeiro, Itakamosi e Ipiranga”, ressaltou a promotora Renata Cossatis.
Leonardo de Lima Matias, presidente do Detro-RJ, contou que a autarquia está “avançada nos estudos” da licitação do transporte intermunicipal de passageiros, prevista para o segundo semestre deste ano. “O Detro-RJ promoveu a intervenção na linha. A ação foi realizada com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos passageiros, garantindo mais segurança, pontualidade e conforto durante as viagens. Essa intervenção demonstra o compromisso do departamento em regular e fiscalizar o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros, visando atender às necessidades da população e promover um sistema mais eficiente e acessível”. (Foto: Ônibus Brasil / André Luiz Gomes de Souza)