As cidades do Rio de Janeiro, Volta Redonda e Resende respondem por quase 50% das mortes por dengue em 2024 no estado. Nesta sexta-feira (8), a Secretaria estadual de Saúde confirmou quatro óbitos em cada um destes municípios, aumentando para 26 o total de vítimas da doença.
O número, no entanto, pode ser bem maior. Na estatística estadual ainda não foram contabilizados dois casos fatais: um de Barra do Piraí, onde foi decretado estado de emergência devido à doença, e outro em Angra dos Reis, segundo o divulgado pelas respectivas secretarias municipais de Saúde.
Salto – As mortes por dengue quase que dobraram em apenas uma semana. De acordo com a Secretaria de Saúde, o salto se deve a casos que estavam sendo avaliados, esperando conclusão da Comissão de Investigação de Óbitos de Dengue. A comissão confere as informações repassadas pelas 92 cidades fluminenses.
Desde janeiro foram confirmadas mortes em 16 cidades. Rio, Volta Redonda e Resende são as que têm o maior número de mortes – com 4 registros cada. As demais até agora contabilizadas na Secretaria de Estado de Saúde foram em Rio das Ostras (2), Macaé (1), Cachoeiras de Macacu (1), Cabo Frio (1), Magé (1), Duque de Caixas (1), Petrópolis (1), Três Rios (1), Mangaratiba (1), Angra dos Reis (1), Paraty (1), Barra do Piraí (1) e Itatiaia (1).