O tempo de espera dos motoristas que utilizam a BR-393 (Lúcio Meira), no km 258, em Barra do Piraí, poderá chegar a 40 minutos, a partir desta quarta-feira (7). No local foi improvisado um desvio após o desabamento da pista, na madrugada de 22 de fevereiro, causado por fortes chuvas na cidade. Segundo a concessionária K-Infra, o tempo parado dos motoristas vai afetar ambos os sentidos da rodovia para permitir a passagem de equipamentos que estão sendo utilizados na reconstrução definitiva do trecho.
A empresa ressaltou que o tempo maior do “pare” não ocorrerá a todo momento, sendo aplicado de acordo com as necessidades das atividades no local. Para diminuir os transtornos, a sinalização foi reforçada e equipes estão disponíveis para orientar sobre as alternativas de desvio. O desvio foi aberto no último sábado (2).
Para veículos de passeio, vindos de Vassouras na direção de Volta Redonda, o desvio alternativo é por Barra do Piraí pelo km 252 ou 255, retornando à BR-393 no km 259. Este último deve ser utilizado também por veículos de passeio que estejam trafegando no sentido contrário.
Carretas e caminhões com mais de dois eixos não podem passar pela rota alternativa. A orientação da concessionária é que estes veículos, a maioria com destino ao Nordeste, sigam pela Dutra e depois pela BR-101. Aqueles com destino a Três Rios também devem seguir pela Dutra e, posteriormente, pela BR-040. Os veículos pesados com destino a São Paulo, a partir de Três Rios devem tomar a BR-040 no sentido Petrópolis e, depois, a Via Dutra.
Desde a semana passada está em vigor um decreto da prefeitura de Barra do Piraí proibindo a circulação de veículos de carga pesada no seu perímetro urbano, exceto para entregas locais. (Foto: Divulgação)