A interdição total da BR-393 (Lúcio Meira), no km 258, no bairro Lago Azul, em Barra do Piraí, está fazendo com que motoristas de veículos de pequeno porte utilizem as estradas que ligam os distritos de Vargem Alegre e Dorândia para se deslocar entre a cidade e Volta Redonda. Para isso, eles utilizam o trecho da BR-393 até o trevo que leva aos dois distritos.
Durante toda a manhã desta quinta-feira (22), o movimento de veículos foi grande nas duas vias, apesar de as condições precárias e da grande quantidade de lama. Na estrada que liga Vargem Alegre a Barra do Piraí, um carro capotou no início da manhã. Segundo testemunhas, ninguém se feriu.
A K-Infra, que administra a Lúcio Meira informou que a cratera se abriu na rodovia por volta das 2 horas da madrugada. A concessionária atribui o ocorrido a uma tromba d’água, mas o ponto onde ocorreu o solo desmoronou é o mesmo onde foi realizada uma obra que, segundo moradores do Lago Azul, teria sido responsável pelo alagamento da localidade, no final de 2022.
Devido à interdição, a K-Infra criou “barreiras de informação”, que incluem as praças de pedágio da estrada e painéis de mensagens. A recomendação da empresa é que caminhões e veículos de grande porte evitem utilizar a rodovia no trecho afetado, optando pelas BR-116 e BR-040 como alternativas.
Veículos de pequeno porte podem desviar por Barra do Piraí, segundo a concessionária. Eles devem entrar na cidade no km 255, no trevo do Belvedere, retornando à pista no km 258, na entrada próxima ao bairro Ponte Preta.
“Os motoristas que trafegam pela região precisarão se informar constantemente sobre quais rotas alternativas adotar, pois, devido ao impacto das chuvas, diversas estradas e vias da região, inclusive no perímetro urbano de Barra do Piraí, estão sem condições de uso”, afirmou a concessionária no fim da manhã.
“Além da BR-116, para caminhões, carretas e demais pesados que saem de Sapucaia em direção à Volta Redonda, a orientação é que peguem a BR-040 sentido Petrópolis. Já os que precisam seguir em direção norte, vindos de Volta Redonda, a BR-116 é a melhor opção para acesso a outras rotas alternativas”, acrescentou.
Segundo a K-Infra, sua equipe está trabalhando para reparar os danos e reabrir a rodovia “o mais breve possível”, mas não há sequer previsão de quando isso será possível. (Fotos de leitor)