A região sul do estado do Rio de Janeiro poderá enfrentar temporais entre esta quarta (31) e a quinta-feira (1º). O alerta foi emitido na manhã desta terça-feira (30) pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pela Climatempo. As chuvas fortes poderão ocorrer como consequência de um sistema de baixa pressão atmosférica, vai dar origem a uma nova frente fria em alto mar entre o Sul e Sudeste do Brasil a partir da noite da quarta-feira. No primeiro dia de fevereiro o sistema avança mais para alto mar em direção à costa do Sudeste, trazendo mais umidade para os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Segundo a Climatempo, o risco de temporais será maior entre a divisa do estado do Rio de Janeiro e o sul de Minas. O site, especializado em meteorologia, informa que, no começo da manhã de quarta o sol ainda aparece, mas volta a chover com força à tarde, citando especificamente risco potencial de chuva forte em Três Rios e Valença. Na capital e nas demais regiões, as pancadas ainda podem ocorrer com forte intensidade com chance para raios e ventos de moderados a forte.
Já na quinta-feira, a chuva ganha intensidade e volume devido ao avanço da frente fria. O dia já começa com muitas nuvens e a condição é de chuva a qualquer momento com risco para ventos fortes. “O risco de temporais aumenta à tarde [de quinta-feira] para todo o centro-sul do estado”, destaca a publicação, apontando que as áreas que fazem divisa com Minas Gerais podem receber “volumes mais elevados”.
O Inmet desta que os temporais podem atingir todo o estado do Rio de Janeiro e áreas de Minas Gerais e de São Paulo entre esta quarta-feira e a próxima sexta-feira (2). De acordo com a previsão, as tardes e as noites podem registrar chuvas intensas em um curto intervalo de tempo, com raios, rajadas de vento e até queda de granizo. O Inmet alerta para a importância do acompanhamento dos avisos meteorológicos, que são atualizados diariamente.