O engenheiro Ildony Hélio Bellei, responsável por projetos de grande porte em Volta Redonda e outras cidades do país, morreu na noite da terça-feira (10), aos 85 anos. Ele estava internado no Hospital da Unimed, no Jardim Belvedere. O engenheiro lutava contra um câncer. A família não informou ainda o horário do sepultamento, que vai ser realizado nesta quarta (10), no Portal da Saudade.
Natural de Juiz de Fora (MG), Belei (à direita na foto) iniciou a carreira de desenhista de estruturas metálicas na FEM (Fábrica de Estruturas Metálicas), então subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, onde trabalhou de 1960 a 1963. Em 1967, diplomou-se engenheiro civil e eletrotécnico pela Escola de Engenharia da Universidade Federal de Juiz de Fora e, em seguida, voltou à FEM como engenheiro projetista de estruturas metálicas, onde exerceu diversos cargos, sendo o último de Gerente Geral de Projetos, quando se aposentou, em dezembro de 1994, criando uma empresa de consultoria em engenharia.
Belei teve sob sua responsabilidade um grande volume de obras. Em Volta Redonda, onde fixou residência, projetou o prédio que abriga o Sider Shopping, na Vila Santa Cecília, e o Estádio Raulino de Oliveira, com capacidade para 20 mil espectadores, entre outros. Em Resende, assinou o projeto da aciaria da Arcelor-Mittal.
Ele também atuou como professor titular da disciplina Estruturas Especiais em Aço do Curso de Engenharia Civil de um centro universitário em Volta Redonda, do qual foi coordenador no período de 1995 a 2003. Belei escreveu os livros “Edifícios Industriais em Aço” e “Edifícios de Múltiplos Andares em Aço”.
Em 2019, o engenheiro foi homenageado pela Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) por sua dedicação ao crescimento da construção em aço no Brasil, através do bom ensino e da excelência no projeto.
Casado, Belei deixa também três filhos, todos engenheiros. (Foto: Divulgação / ABCEM)