Quatro policiais militares denunciados pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) pelo crime de abuso de autoridade, em Paraty, foram afastados das ruas pela Auditoria da Justiça Militar. De acordo com a denúncia, sem qualquer mandado de busca e apreensão e ostensivamente armados, os policiais entraram em uma casa, realizaram buscas e apreenderam um carro que estava estacionado na garagem do imóvel.
O fato ocorreu em fevereiro de 2022, na Praia Grande. Segundo a denúncia, os policiais militares suspeitaram que o veículo pertenceria a um suspeito de integrar uma organização criminosa de tráfico de drogas.
Na denúncia, foi destacado que, apesar de terem alegado que subtraíram o veículo para averiguações, tal fato não condiz com as circunstâncias do caso concreto, uma vez que o carro não estava envolvido em situação de flagrante delito. Ressalta ainda que o carro não foi levado imediatamente para a delegacia de polícia e que, somente após tomarem conhecimento que a proprietária teria realizado um boletim de ocorrência, o carro foi entregue na delegacia.
Na ocasião em que os fatos ocorreram, os agentes eram lotados na 2ª Companhia Independente da Polícia Militar de Paraty (2ª CIPM). A decisão da Auditoria da Justiça Militar permite que os policiais exerçam atividades administrativas. (Foto ilustrativa / Reprodução Faceook)