Foi inaugurada na terça-feira (12) a nova unidade de internação provisória do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) em Volta Redonda. O local tem capacidade para atender a 37 jovens, com espaços destinados às medidas de internação provisória, acautelamento e atendimento à pessoa com deficiência. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Degase, a Secretaria Estadual de Educação e a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop).
A realização das obras faz parte das ações do governo do estado no cumprimento de um Termo de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A conclusão desta etapa, de acordo com o governo do estado, representa “um passo significativo na melhoria do sistema socioeducativo estadual”, além de atender à necessidade ampliação do número de vagas para o cumprimento de medidas socioeducativas de forma descentralizada.
A inauguração contou com a presença do diretor-geral do Degase, Victor Poubel; das promotoras de Justiça do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância e Juventude do Ministério Público, Caroline Nery Enne e Fernanda Sodré; do promotor de Justiça da Infância e Juventude de Volta Redonda, Leonardo Azulado; a secretária municipal de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha; e o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, de Volta Redonda, coronel Ronaldo Martins Gomes da Silva.
As obras no Cense, segundo o Degase, se intensificaram a partir de 2021 e agora resultam em mais um espaço de referência na socioeducação do estado. Segundo o diretor-geral do Degase, com essa inauguração, espera-se garantir melhores condições para a ressocialização e desenvolvimento dos adolescentes atendidos pelo departamento. “O apoio do governo do estado e da Secretaria estadual de Educação foi fundamental para que pudéssemos finalizar mais uma etapa do TAC. Essa nova unidade será mais um espaço de referência na socioeducação do estado e estamos empenhados em oferecer um ambiente adequado e propício para a ressocialização dos adolescentes, proporcionando educação, atividades socioeducativas e apoio psicossocial”, afirmou Poubel.
Para a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, o investimento no sistema socioeducativo “é um marco para a educação” do estado: “Essa inauguração reforça o compromisso do estado em garantir a educação como um direito fundamental de todos os adolescentes, inclusive aqueles em cumprimento de medida socioeducativa. Na unidade de Volta Redonda serão oferecidas atividades educativas e pedagógicas de qualidade, que estimulem o desenvolvimento integral dos socioeducandos. Acreditamos que a educação é fundamental para a ressocialização e a construção de um futuro melhor”. (Foto: Divulgação)