Mais de 50 funcionários do Hospital São João Batista e estudantes de Enfermagem do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) participaram da palestra “Aprenda a desacelerar e reduzir o estresse e a ansiedade”. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, dia 08. O palestrante, professor Domingos Sávio de Souza e Silva, instrutor de mindfulness – um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações.
De acordo com ele, a maioria da população é afetada pela Síndrome Mundial do Pensamento Acelerado. “O que faço é aplicar técnicas que facilitam a atenção plena, o foco no aqui e agora”, disse Sávio, que já começou a palestra propondo um exercício de desaceleração e concentração no presente.
A diretora administrativa do HSJB, Elizangela Delaffitte, explicou que a palestra faz parte de um programa, iniciado em agosto do ano passado. “Na primeira etapa, abordamos a parte motivacional com o funcionário. A palestra desta terça cuidou da saúde e da parte emocional. Para o próximo mês está programado um encontro para discutir as finanças”, disse.
Ela informou que o público alvo deste programa é formado por funcionários que têm contato direto com os pacientes – médicos, enfermeiros, funcionários do setor de transporte. “Nós acreditamos que cuidando dos funcionários, o tratamento dispensado aos pacientes também melhora”, explicou Elizangela.
A professora do curso de Enfermagem do UniFOA, Renata Martins da Silva, foi acompanhar os alunos. “O excesso de demandas não nos dá tempo para nada. Vim com a esperança de aprender a lidar com essa correria”, falou.
A médica do Trabalho, Wilma Flanco, também quer aprender a reduzir o estresse. “Quero me espelhar nas dicas dadas na palestra e poder ser multiplicadora para os meus pacientes”, disse.
O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, afirma que a palestra amplia o conhecimento dos funcionários e as técnicas para aliviar o estresse podem evitar a ansiedade. “Ficar longe da ansiedade é prevenção à saúde. Estamos promovendo saúde para os profissionais que precisam estar bem para cuidar da saúde de outras pessoas” , disse Alfredo .