A apresentação do Comitê Cidade Resiliente foi realizada na manhã da terça-feira, dia 8, na Defesa Civil de Volta Redonda, que é a responsável pela coordenação do projeto. A reunião contou com a presença de representantes de todas as secretarias, autarquias e da Câmara Municipal.
“Hoje nós realizamos a apresentação oficial do projeto para todos os participantes. O próximo passo é trabalhar na criação de um plano de contingência, que será elaborado em parceria. E esse plano será disponibilizado na internet para que toda a população tenha acesso. Nossa meta é trabalhar na prevenção e redução das possibilidades de desastres”, explicou Rafael Champion , coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil. “O plano de contingência vai contemplar ações preventivas para cada tipo de cenário, como inundações, deslizamentos ou outras emergências”, acrescentou.
Champion explicou que a criação do “Comitê Cidade Resiliente” faz parte do decreto municipal Nº 14.863, publicado em 18 de janeiro 2018, e que menciona que Volta Redonda aderiu à campanha mundial “Construindo Cidades Resilientes”, do Escritório das Nações Unidas para Redução de Risco de Desastres (UNISDR).
O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, destacou que a criação do Comitê faz parte das ações de segurança em prol da cidade. “O Comitê Cidade Resiliente contempla todas as secretarias justamente para pensarmos em conjunto nas soluções. Todas as secretarias do governo, autarquias e até a Câmara estão envolvidas. Devemos desde já pensar numa Volta Redonda mais segura para o futuro”, destacou Samuca Silva.