Vai ser realizado de 4 a 7 de abril, na Ilha São João, a 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda, esse ano com o tema “Gentileza gera gentileza”. Com mais de 100 atrações culturais e literárias já confirmadas, o evento oferecerá uma variedade de atividades distribuídas em cinco espaços distintos. Os organizadores prometem quatro dias repletos de atrações, aprendizado e diversão para os visitantes.
Um espaço vibrante de cor, acessibilidade, tecnologia é o Serão 40 expositores, mais de 45 contadores de histórias, aproximadamente 60 escritores, com lançamentos, atrações como Elisa Lucinda, As Pretinhas Leitoras, Grupo Musical Violúdico, Sérgio Vaz, Nivaldo Brito, Xemalami, intervenções teatrais e 10 grupos artísticos dos mais variados estilos. Haverá ainda 30 mesas de debates e temáticas variadas.
“Quem vier à bienal vai se divertir e se alimentar de muita cultura. No total são mais de 260 profissionais envolvidos em um ambiente aconchegante”, afirma Camilla Araújo, presidente do Instituto Dagaz.
A programação foi pensada e elaborada para todos os públicos, visando os amantes de tecnologia, cultura e arte, uma imersão cultural completa para todas as idades.
Este ano a bienal traz como tema uma homenagem a José Datrino, mais conhecido como “Profeta Gentileza”, uma personalidade urbana carioca, que se tornou conhecido a partir de 1980 por fazer inscrições peculiares sob um viaduto no Rio de Janeiro. “No momento em que o mundo está passando por guerras, falar de gentileza, pregar as palavras do profeta, é acreditar em dias melhores”, disse Marinez Fernandes, coordenadora da Bienal do Livro de Volta Redonda.
“Haverá uma escultura em homenagem ao Profeta em tamanho real, que está sendo criada e assinada pela artista plástica Dilma de Carvalho. Estamos mobilizando vários estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, além de Brasília, incentivando e difundido toda cadeia produtiva da cultura e do turismo”, completa Márcia Fernandes, produtora da bienal.
Escolas – As escolas têm até o dia 3 de abril para realizar o agendamento para as visitas guiadas. O professor ou diretor deve entrar em contato com a organização através do telefone (24) 3013-0519.A entrada é gratuita para escolas públicas e particulares de toda a região. (Foto: Divulgação / Arquivo)