As secretarias de Assistência Social e de Cidadania e Ordem Pública de Barra do Piraí começaram nesta segunda-feira (2) a distribuir cestas básicas para moradores dos bairros Muqueca, Parque Santana, Vargem Grande e Maracanã, os mais atingidos pelo transbordamento do Rio Piraí, no sábado (30), em consequência das chuvas na região de Rio Claro na noite anterior. A partir de informações colhidas pela Defesa Civil e pela Assistência Social, o governo municipal estima que os desalojados somem cerca de 500 pessoas.
De acordo com a Secretaria de Defesa Civil, todos os bairros banhados pelo Rio Piraí desde sua chegada à cidade, em Santana de Barra, até a foz, no Centro da cidade, foram atingidos de alguma forma. A cidade está sob declaração de emergência.
A secretária de Assistência Social, Paloma Esteves, ressaltou que o auxílio está sendo feito de “maneira constante e com a máxima urgência”. Além disso, disse que as famílias estão sendo cadastradas e que, se necessário, serão inseridas no programa de aluguel social. Quem quiser ajudar as famílias atingidas pode contribuir com produtos de higiene pessoal. As doações devem ser entregues no Centro de Referência de Assistência (Cras) do Centro ou na Escola Municipal Manoel Fonseca, que fica próximo à UPA, também no Centro.
Limpeza – Também nesta segunda-feira, foi iniciada a limpeza dos bairros Muqueca, Roseira, Maracanã, Parque Santana, Vargem Grande, Ponte do Andrade, Ponte Vermelha, Carbocalcio, Guararema e Boca do Mato.
O poço artesiano do bairro da Roseira, Ponte Vermelha e Ponte do Andrade foi danificado com a enchente. A Secretaria de Água e Esgoto alerta a população para não consumir a água do poço. “Há possibilidade de a água estar contaminada, não está apropriada para o consumo, não serve para alimentação ou banho, apenas para a limpeza de ambientes, como calçadas e casas”, afirma o secretário Wanderson Luís.
Segundo ele, três caminhões-pipas estão distribuindo água potável para os moradores dos três bairros.
Por outro lado, as secretarias de Obras e Serviços Públicos já estão trabalhando para minimizar os efeitos dos estragos nas proximidades da Avenida Ramiro Jayme da Fonseca (Beira-Rio). Uma grande rachadura apareceu na avenida, no domingo, (1º) e por isso, o trânsito está interrompido.
Nesta terça-feira (3), a concessionária de energia elétrica estará trabalhando no local e, a partir das 8h, vai ocorrer falta de luz em toda a Beira-Rio e Travessa Assumpção, onde está o prédio da prefeitura, e o Colégio Cândido Mendes. Estarão com atendimento suspenso o Procon, Sine, almoxarifado, Controladora e todo o prédio da prefeitura.